Segundo o Ibope NetRatings,
somos 79,9 milhões de internautas, sendo o Brasil o 5º país mais conectado.
De acordo com a Fecomércio-RJ/Ipsos, o percentual de brasileiros conectados
à internet aumentou de 27% para 48%, entre 2009 e 2011. O principal local de
acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de
parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior
número de conexões à Internet.
Internautas ativos
46,3
milhões de usuários acessam regularmente a Internet. 38% das pessoas acessam
à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três
vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando,
87% dos internautas brasileiros entram na
internet semanalmente.
Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings,
o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe
C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso
forte de aumento no número de usuários residenciais.
Comércio eletrônico
Em
2011 foram gastos R$ 18,7,2 bilhões em
compras on-line, atingindo
1/3 de todas as vendas de varejo feitas no Brasil. Ainda assim, apenas 20%
dos internautas brasileiros fazem compras na internet; aqueles que
ainda não compram, não o
fazem por não considerar a operação segura (69%) ou porque não confiam na
qualidade do produto (26%)
Publicidade on-line
A
internet se tornou o terceiro
veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e
TV. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços.
Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem
sugestões de pessoas
conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online. |